Acredito que sim, os fatores são positivos, listo alguns: Madri: está muito próximo de Londres e não existe a mesma euforia ou expectativa de mudança como foi com Barcelona 1992. Toquio: se precisasse poderiam começar hoje os Jogos Olímpicos lá, eles tem tudo pronto ha 30 anos! E como ficaria um dos interesses do COI que é a agregação de valores que os Jogos levam até a cidade (valores sociais e de ambiente)? Isso sem contar que os ultimos jogos foram na china, na ASIA e muito próximo do Japão. Chicago: a população não apoiou em nenhum momento a candidatura, especulava-se que com a vitória de Obama Chigago se fortaleceria. Mas depois de tanto dinheiro que o presidente teve que desembolsar para salvar a economia do país, será que ele quer gastar com Jogos Olímpcos? e o povo americano, quer emprego ou jogos? o interesse da população conta muito para o COI. Rio de Janeiro: São grandes os fatores que ajudam a candidatura brasileira. Assim como India e China o Brasil é um dos países emergentes, lembrando que a India é pré candidata aos jogos de 2020 e que a china sediou em 2008, o Brasil se apresenta como grande escolha. Outro fator é que os jogos nunca chegaram a América do Sul, o COI ja acenou o desejo de realizar o evento no continente. Se excluirmos o Brasil, que outro país tem condições? Recentemente o Brasil foi muito elogiado pela organização dos Jogos Pan-americanos, isso está ajudando muito a candidatura. O povo Brasileiro, principalmente o carioca, apoia em sua grande maioria a realização dos jogos, some isso com a Copa do Mundo que vai acontecer aqui em 2010. Ponto muito forte! Analisemos, entre os países que estão concorrendo, qual deles se beneficiaria mais com a realização dos jogos em relação ao AMBIENTE? Muitas seriam as mudanças de transporte, despoluição, paisagismo, urbanização,... que o Rio de Janeiro receberia por conta dos jogos. A cidade conhecida mundialmente pela sua beleza natural (os gringos amam isso) também é conhecida (como todo o Brasil) por sua desigualdade social. O COI espera, das novas candidaturas, que sejam apresentadas mudanças sociais que o esporte pode proporcionar. Ter os Jogos Olímpicos no Brasil ajudaria a incentivar jovens a participar de modalidades esportivas e ingressar em um estilo de vida saudável. O maior ponto negativo, ao contrario que pensamos, não é a violência carioca, mas sim a falta de capacidade de nossos gestores em elaborar programas para uso das instalações. Este problema é a sombra dos Jogos Pan-americanos, é a sombra da candidatura brasileira, mas também é a sombra da gestão esportiva no brasil, inclusive a nossa, Municipal. Abraço a todos que visitam o Blog Américo Valdanha Netto
Sou Jaime Leitão,
professor de redação no Colégio Koelle, em Rio Claro, há 25 anos.
Sou cronista diário no Jornal Cidade, de Rio Claro e no Jornal
de Piracicaba.
Tenho dez livros publicados: de crônica, poesia, teatro, contos, didáticos.
Sou também coordenador pedagógico do Programa JP na Escola, do Jornal de Piracicaba e coordenador do Programa JC Presente na Escola, do Jornal Cidade, de Rio Claro.
Acredito que sim, os fatores são positivos, listo alguns:
ResponderExcluirMadri: está muito próximo de Londres e não existe a mesma euforia ou expectativa de mudança como foi com Barcelona 1992.
Toquio: se precisasse poderiam começar hoje os Jogos Olímpicos lá, eles tem tudo pronto ha 30 anos! E como ficaria um dos interesses do COI que é a agregação de valores que os Jogos levam até a cidade (valores sociais e de ambiente)? Isso sem contar que os ultimos jogos foram na china, na ASIA e muito próximo do Japão.
Chicago: a população não apoiou em nenhum momento a candidatura, especulava-se que com a vitória de Obama Chigago se fortaleceria. Mas depois de tanto dinheiro que o presidente teve que desembolsar para salvar a economia do país, será que ele quer gastar com Jogos Olímpcos? e o povo americano, quer emprego ou jogos? o interesse da população conta muito para o COI.
Rio de Janeiro: São grandes os fatores que ajudam a candidatura brasileira. Assim como India e China o Brasil é um dos países emergentes, lembrando que a India é pré candidata aos jogos de 2020 e que a china sediou em 2008, o Brasil se apresenta como grande escolha. Outro fator é que os jogos nunca chegaram a América do Sul, o COI ja acenou o desejo de realizar o evento no continente. Se excluirmos o Brasil, que outro país tem condições? Recentemente o Brasil foi muito elogiado pela organização dos Jogos Pan-americanos, isso está ajudando muito a candidatura. O povo Brasileiro, principalmente o carioca, apoia em sua grande maioria a realização dos jogos, some isso com a Copa do Mundo que vai acontecer aqui em 2010. Ponto muito forte! Analisemos, entre os países que estão concorrendo, qual deles se beneficiaria mais com a realização dos jogos em relação ao AMBIENTE? Muitas seriam as mudanças de transporte, despoluição, paisagismo, urbanização,... que o Rio de Janeiro receberia por conta dos jogos. A cidade conhecida mundialmente pela sua beleza natural (os gringos amam isso) também é conhecida (como todo o Brasil) por sua desigualdade social. O COI espera, das novas candidaturas, que sejam apresentadas mudanças sociais que o esporte pode proporcionar. Ter os Jogos Olímpicos no Brasil ajudaria a incentivar jovens a participar de modalidades esportivas e ingressar em um estilo de vida saudável. O maior ponto negativo, ao contrario que pensamos, não é a violência carioca, mas sim a falta de capacidade de nossos gestores em elaborar programas para uso das instalações. Este problema é a sombra dos Jogos Pan-americanos, é a sombra da candidatura brasileira, mas também é a sombra da gestão esportiva no brasil, inclusive a nossa, Municipal.
Abraço a todos que visitam o Blog
Américo Valdanha Netto